Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Tecnologias nas Escolas - Doze Anos de Trabalho com Formação de Professores

No dia 21 de março de 2014 foi publicado no Diário Oficial do estado minha aposentadoria. Nos últimos 12 anos trabalhei no Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Maria (NTE), em cursos de capacitação para os professores da rede pública estadual e municipal, dos 23 municípios da região de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (região central do Rio Grande do Sul). O objetivo principal dos cursos de capacitação ministrados foi incluir as tecnologias nas atividades didáticas, o que exige dos professores Fluência Tecnológica e Pedagógica.


O trabalho desenvolvido pelo NTE faz parte das Políticas Públicas de formação do MEC, através do Programa Nacional de Informática na Educação – Proinfo, criado pela portaria nº 522/97 (BRASIL, 1997), tendo como princípio um regime de colaboração entre o MEC e os governos estaduais representados por suas Secretarias de Educação Estadual e Municipais. O Proinfo foi reestruturado em 2007, passando a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado), que tem como objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica (BRASIL, 2007). O programa contempla, além do envio de computadores para as escolas, cursos de capacitação com carga horária de 40 e 100 horas, implementados pelos NTE e disponibilização de recursos educacionais digitais (Portal do Professor, Banco Internacional de Objetos Educacionais e distribuição dos DVD da TV Escola).

Comecei a trabalhar com tecnologias nas atividades didáticas em 1998, na EEEM Bento Gonçalves de Tucunduva e no NTE de Santa Maria em março de 2002. 

Laboratório de Informática EEEM Bento Gonçalves - Tucunduva 2001

No início organizávamos (em html) todos os cursos, os quais eram colocados nos computadores onde desenvolvíamos as aulas, no NTE e/ou nas escolas. 

Tela inicial de curso organizado no NTE

Em 2008 começamos a implementar os cursos organizados pelo MEC, adaptando alguns conteúdos ao contexto das escolas.

Tecnologias nas escolas da Região de Abrangência da 8ª CRE no período de 2002 - 2014


Nos 12 anos de trabalho convivi com um grande número de professores e conheci muitas escolas em vários municípios, porém mesmo trabalhando durante 12 anos o que conseguimos realizar foi muito pouco considerando a demanda de formação necessária. A estrutura do NTE precisa ser maior e com Políticas Públicas que contemplem capacitação para todos os professores com regularidade, pois os avanços tecnológicos são rápidos e o trabalho didático a ser desenvolvido pelos professores necessita, além da fluência tecnológica, embasamento teórico, planejamento, implementação, análise e reflexão sobre as práticas realizadas.

Como resultado das práticas e observações realizadas nos cursos de capacitação destaco algumas considerações:
- Necessidade da SEDUC e Secretarias Municipais de Educação definirem diretrizes para a formação dos professores e inclusão das TIC nas atividades didáticas.
- Necessidade de formação permanente para os professores.
- Gestores dediquem atenção especial para as tecnologias existentes nas suas escolas e a forma como estão sendo utilizadas (ou não estão sendo utilizadas?).
- São necessários serviços de apoio nas escolas e incentivo para que os professores possam utilizar as tecnologias existentes.
- Comprometimento dos professores que participam das formações (cursos de capacitação dos NTE e/ou Pós-Graduação em Mídias ou TIC Aplicadas à Educação) para desenvolver atividades didáticas mediadas pelas tecnologias com seus alunos.
- Definição nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de proposta sobre o uso das tecnologias. A escola, em conjunto com a comunidade escolar, define a proposta com objetivos e metas, as quais todos os professores, de formas diversas (estratégias didáticas e recursos educacionais), buscarão atingir. O ponto de chegada deve ser comum para todos, mas cada professor escolhe o caminho.
- Que os bons trabalhos desenvolvidos por alguns professores com as tecnologias sirvam de estímulo para que os demais possam romper as barreiras que os impedem de incluir as TIC em suas atividades didáticas.
- Todas as formações e atividades desenvolvidas pelos professores devem buscar a melhoria da aprendizagem dos alunos.
- Mais importante que as tecnologias/recursos utilizados são as estratégias metodológicas adotadas pelos professores nas situações de aprendizagem. 
- Professores e Gestores utilizem as tecnologias também para melhorar a própria formação.
- Sejam professores pesquisadores e instiguem seus alunos para tornarem-se pesquisadores (nas palavras de Freire, despertem a curiosidade epistemológica).

A aprendizagem e a convivência com vocês, colegas professores e gestores, durante os 12 anos de formação, fazem parte da minha memória e experiência de vida.
Também aprendi muito com os colegas do NTE e 8ª CRE, com os quais trabalhei de 2002 até 2014 e que hoje, além de colegas, são amigos.

Iniciei com computadores 386 e Finalizei esta etapa de trabalho com os Tablets.

Phillip, Vanessa, Mara e Renato - 2013
 No Link Abaixo alguns registros fotográficos do trabalho desenvolvido. A Linha do Tempo ainda não está concluída, estou organizando. Se alguém tiver fotos ou sugestões enviem para o e-mail maradmazzardo@gmail.com


Um Grande Abraço para Todos!


Referências:

BRASIL. Portaria Nº 522, de 9 de Abril de 1997. Disponível em: http://www.anatel.gov.br/hotsites/Direito_Telecomunicacoes/TextoIntegral/NOR/prt/med_19970409_522.pdf Acesso em: 15 mai. 2013.
BRASIL. Decreto Nº 6.300, de 12 de Dezembro de 2007. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6300.htm Acesso em: 15 mai. 2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário