Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

Linux nas Escolas

Opção Pelo Software Livre


A opção do governo federal, do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi pelo Software Livre. Desde 2005 as escolas passaram a receber computadores com software livre. 
Os primeiros Sistemas Operacionais Linux dos computadores distribuidos pelo MEC foram: 
Tom - foi a primeira distribuição GNU/Linux adotada pelo Proinfo, com sua estreia em 2004/2005, seguida pelo Muriqui, em 2005/2006. Muitas escolas e NTE substituíram a distrbuição Tom pela distribuição Kurumin.
 
Em 2006 iniciou-se o desenvolvimento, por uma equipe do Centro de Experimentação em Tecnologia Educacional - CETE - do Ministério da Educação - MEC, da distribuição Linux Educacional (1.0), uniformizando deste modo o sistema operacional dos computadores  enviados para as escolas pelo MEC, fato que facilitou o trabalho dos professores a as formações realizadas pelos NTE. 2007 e 2008 foram lançados os Linux Educacionais 2.0 e 2.1 e em 2009 a 3.0 (baseada no Kubuntu, que é uma distribuição Ubuntu com ambiente gráfico KDE) seguida da 4.0.

Distribuição Tom - 2005
Distribuição Muriqui - 2005 e 2006


Linux Educacional 1.0: 2006/2007

Linux Educacional 2.0 - 2007/2008
Linux Educacional 2.0 - 2007/2008
Linux Educacional 4.0 -  2010/...


O Linux Educacional é uma distribuição GNU/Linux, disponibilizada desde 2006 para as escolas púlicas brasileiras através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO). A versão 3.0 do Linux Educacional é baseada no Kubuntu, e foi customizada pelo Analista de Testes Francisco Willian Saldanha.

Em 2010 a maioria das escolas receberam computadores com o Sistema Operacional Linux Educacional 3.0. Foi lançado o Linux Educacional 4.0

 


 Oficinas Software Livre

Em 2005 iniciamos, no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - de Santa Maria, RS, o trabalho com Linux.
Realizamos oficinas sobre o Linux nas quais eram trabalhados conhecimentos básicos sobre o sistema operacional livre, sistema de diretórios, aplicativos, navegadores, pacote OpenOffice e editor de imagem Gimp, juntamente com a leitura e discussão de textos sobre a inclusão de software livre no contexto escolar. As oficinas foram desenvolvidas no NTE e nas escolas.

Conteúdos:

  • Introdução ao Linux: Ligar/desligar, componentes do micro, trabalhar com mais de uma janela, maximizar/minimizar/fechar janelas e arquivos, barra de ferramentas, montar/ desmontar drives externos (disquetes, CD ROM e Pen-Drive).
  • Gerenciador de arquivos: criar e abrir arquivos e pastas, renomear. Deletar, copiar, mover, lixeira (esvaziar e recuperar arquivos), localizar arquivos através de diferentes drives (Winchester, disquete, CD, Pen-Drive).
  • OpenOffice Writer (texto) – Arquivo (novo / abrir / salvar / salvar como / configurar página / visualizar impressão / imprimir); Entender a extensão do arquivo, o nome dedefault que lhe é atribuído; configuração de páginas; Inserir (inserção de figuras, número de página, símbolo); Formatar (fonte, parágrafo, tabulação, marcadores); Editar (localizar, selecionar, recortar / colar / deletar).
  • Internet – Browser Mozilla e suas ferramentas de navegação. Conceitos básicos: como navegar, como buscar figuras na Internet e salvar no disco. Pesquisa por meio de Sites de busca. Como criar bookmarks (Favoritos). Criar, configurar e usar correio eletrônico.
  • Gimp - Edição de Imagens
  • Leiuturas e Discussão sobre a inclusão de software livre no contexto escolar.