Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

EaD

Progestão Online 2012 - 2013

No dia 23 de maio de 2012 iniciou o curso  Progestão Online, 2012/2013, no Polo de Santa Maria. O Progestão Online é um curso, na modalidade a distância, para gestores das escolas públicas do país. É uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação – CONSED. A implementação é realizada com a parceria das Secretarias de Educação dos Estados, que implementam as ações do programa dentro de suasorientações locais e de suas políticas, Instituto Razão Social, CRE NTE.

No RS temos 8 turmas totalizando 246 cursistas, sendo Polos as seguintes cidades
Porto Alegre (2 turmas)
Caxias do Sul
São Leopolodo
Passo Fundo
Santa Maria
Ijuí
Pelotas.

No Polo de Santa Maria a turma é formada por 33 gestores de 5 CREs e 13 escolas
8ª CRE – Santa Maria
10ª CRE – Uruguaiana
19ª CRE – Santana do Livramento
24ª CRE – Cachoeira do Sul
35ª CRE – São Borja 
Tutora: Mara Denize Mazzardo
 
Tutora Mara Denize Mazzardo

 

Participação em Banca Examinadora TCC

 No dias 14 e 15 de outubro de 2011 participei de Banca Examinadora para julgamento da Defesa de Artigos dos alunos do Curso de Especialização à Distância em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação/UAB/UFSM, no Polo de Três de Maio. 19 alunos apresentaram seus artigos. Os trabalhos continuam do dia 22/10/2011.

Banca Examinadora

 Orientei os trabalhos de 10 alunos:

Cleide 
Internet no Contexto Escolar:
buscando alternativas para melhor explorar os recursos da web

Deisi
Tecnologias na Educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem

Deise 
Percepções dos Professores sobre as Ferramentas do AVA
Conecta UNIJUI

Merici
Educador do Século XXI e Apropriação Tecnológica:
Avanços e Limites

Jandenis - Iniciando o Trabalho Didático com Recursos Digitais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Jonemar
Correlação Tecnologias, Aprendizagem, Educação Física e Saúde dos Jovens

Eliza
Planejamento e Desenvolvimento das Atividades Didáticas Realizadas no Laboratório de Informática

Jucelia - Incluindo as TICs nas Aulas de Matemática
Luciana
O processo de Implementação das Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Escolas Públicas no Município de Coronel Bicaco – RS

Sandro
Gestão dos Recursos Tecnológicos na Escola

 

Formação de Professores na Modalidade a Distância

Desde 2003 tenho estudado e trabalhado com a Educação a Distância - EaD. O primeiro curso que ministrei, na Modalidade a Distância, foi durante o Mestrado em 2004.

2010 - 2011 - Tutora PROGESTÃO Online - Curso piloto que está sendo testado em 7 estados e no distrito Federal. O Rio Grande do Sul está com 2 turmas em andamento (Ijuí e Porto Alegre). Participam equipes gestoras das escolas selecionadas. Mais informações no Blog http://progestaonlineportoalegre.blogspot.com/




2010 orientei TCC da especilaização TICs Aplicadas à Educação UFSM/UAB, no Polo de Sobradinho.  Blog
Alunos que orientei os TCC Especialização TIC Aplicadas à Educação - Polo Sobradinho



Polo Sobradinho

Orientanta Fátima


2009 - Professora da Disciplina TIC Aplicadas à Educação no curso Pedagogia EaD/UFSM/UAB.
Turma Pedagogia EaD - Turma 2009 - Polo Restinga Sêca





2008 - comecei o trabalho como tutora no curso de Pedagogia EaD UFSM/UAB. Desde então tenho trabalhado, em várias disciplinas, mas principalmente com Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, com as turmas que ingressaram em 2008, 2009, 2010 e continuarei em 2011. O Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem utilizado nos cursos EaD da UFSM também é o Moddle.

 Turma Tapejara 2008
 

2008 ...  - Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC - 100 h, curso do MEC, implementado pelos NTEs. Utilizamos o Ambiente TelEduc.

  2007 - fui professora assistente do Curso em Gestão Escolar " Escola de Gestores". Escola de Gestores é uma especialização em Gestão Escolar, organizado pelo MEC e desenvolvido no RS pela UFRGS. O NTE de Santa Maria é Polo presencial do curso. O Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem utilizado é o Moddle. Está em andamento a segunda turma.



Concluintes Especialização Escola de Gestores no dia da Banca



PROGESTÃO - Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares 

Este curso de formação continuada, também na Modalidade a Distância, teve uma carga horária de 270 horas e foi oferecido para as equipes diretivas das escolas da rede pública estadual do RS. Participam escolas que possuem 500 alunos ou mais.
O objetivo do curso é formar lideranças escolares comprometidas com a construção de um projeto de gestão democrática da escola pública, focada no sucesso escolar dos alunos.
O Material Didático utilizado era Impresso e os participantes realizaram estudos individuais, em equipe e participam de um encontro presencial por mês.
Na região de abrangência da 8ª Coordenadoria Regional de Educação 30 escolas participaram e mais uma equipe da 8ª CRE, com total de 115 gestores divididos em três turmas, cada uma com uma tutora. O curso iniciou em 2007 e concluído em 2008.


Aula no Auditório do CE Manoel Ribas - Santa Maria