Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Publicações 2013

RENOTE

Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores


Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Mara Denize Mazzardo

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação sobre a fluência pedagógica dos tutores em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os objetivos foram conceituar fluência tecnológico-pedagógica e mapear as opiniões dos tutores sobre a relevância da fluência tecnológico-pedagógica na tutoria. Realizou-se revisão bibliográfica e aplicou- se questionário tipo survey aos tutores participantes de um curso de capacitação em fluência pedagógica. Os dados foram interpretados segundo a categoria mediação pedagógica. Como conclusões, ressalta-se que a atuação dos tutores precisa ser pautada com uma maior ênfase na fluência pedagógica para potencializar o processo ensino- aprendizagem mediado por tecnologias em rede.

Palavras-chave

Educação a Distância, Tutoria, Fluência Tecnológico-Pedagógica

Revista Reflexão e Ação

ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM REDE: COMPLEXIDADE DA PERFORMANCE DOCENTE

Elena Maria Mallmann, Anna Helena Silveira Sonego, Juliana Sales Jacques, Iris Cristina Datsch Toebe, Fabiane da Rosa Domingues, Mara Denize Mazzardo

Resumo


O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede. Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo survey customizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente prescinde de fluência tecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade de investimentos na capacitação continuada de professores para consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades.

Palavras-chave



Tecnologias Educacionais em Rede; Interação; Interatividade; Fluência Tecnológico-Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário