RENOTE
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) dos Tutores
Elena Maria Mallmann, Daniele da Rocha Schneider, Mara Denize Mazzardo
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa-ação sobre a fluência
pedagógica dos tutores em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Os
objetivos foram conceituar fluência tecnológico-pedagógica e mapear as
opiniões dos tutores sobre a relevância da fluência
tecnológico-pedagógica na tutoria. Realizou-se revisão bibliográfica e
aplicou- se questionário tipo survey aos tutores participantes de um
curso de capacitação em fluência pedagógica. Os dados foram
interpretados segundo a categoria mediação pedagógica. Como conclusões,
ressalta-se que a atuação dos tutores precisa ser pautada com uma maior
ênfase na fluência pedagógica para potencializar o processo ensino-
aprendizagem mediado por tecnologias em rede.
Palavras-chave
Educação a Distância, Tutoria, Fluência Tecnológico-Pedagógica
Revista Reflexão e Ação
ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIADO POR TECNOLOGIAS EM REDE: COMPLEXIDADE DA PERFORMANCE DOCENTE
Elena Maria Mallmann, Anna Helena Silveira Sonego, Juliana Sales Jacques, Iris Cristina Datsch Toebe, Fabiane da Rosa Domingues, Mara Denize Mazzardo
Resumo
O objetivo é analisar a performance docente como processo complexo no ensino superior mediado por tecnologias educacionais em rede. Elegemos o diálogo-problematizador de Paulo Freire e as redes de mediadores de Bruno Latour como postulados de fundamentação teórica. Os procedimentos metodológicos são exploratório-explicativos baseados em questionário tipo survey customizado para pesquisa-ação mediada por tecnologias em rede. A análise por triangulação de fontes de dados evidencia, como resultado, que a performance docente prescinde de fluência tecnológico-pedagógica, para o desenvolvimento de interatividade e interação em Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem. O destaque conclusivo indica necessidade de investimentos na capacitação continuada de professores para consolidação da integração das tecnologias educacionais em rede e convergência entre modalidades.
Palavras-chave
Tecnologias Educacionais em Rede; Interação; Interatividade; Fluência Tecnológico-Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário