Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como Tornar os Alunos Pesquisadores?


A pesquisa não é coleta de dados ou informações de uma ou mais fontes, mas trata-se de um processo que inicia no momento em que somos desafiados a descobrirmos o que pouco ou nada sabemos sobre alguma coisa e então, buscarmos subsídios que nos possibilitem entendermos e apresentarmos uma resposta ou solução para tal desafio (DEMO 2003).

As atividades de pesquisa propostas pelos educadores precisam mobilizar seus educandos para além da leitura reprodutiva e a cópia, devem levá-los a desenvolver:
a crítica,
o questionamento,
a leitura interpretativa,
o saber pensar sobre o que leram e
a escrever, mesmo que seja refazendo um texto em que apareçam suas impressões a respeito, pois “aparecendo a elaboração própria, torna-se visível o saber pensar e o aprender a aprender” (DEMO, 2003, p. 24).
Cabe aos professores a indicação das fontes de pesquisa, definir/sugerir como representar as informações e conhecimentos adquiridos com a pesquisa e o que fazer com as mesmas. O professor deve ser também um pesquisador.

A necessidade de pesquisar e estar informado é um dos pontos principais para que o aluno desenvolva suas habilidades cognitivas e adquira conhecimentos (SOUZA e GITAHY, 2010, p. 1)

Os fundamentos da pedagogia de Freire humanista e emancipatória orientam o professor para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas que privilegiem a indagação, a curiosidade, a busca do rigor científico e a reflexão crítica do estudante (PRADO e ALMEIDA, 2013)

A Pesquisa pode ser incentivada através de WebQuest e Projetos

1 - WebQuest

 
2 - Desenvolvendo Projetos 


Características do Trabalho com Projetos:
Como Iniciar um Projeto?

1 – Definir o Tema e Questões de Pesquisa

2 – Definir as Disciplinas Participantes e Período do Projeto

3 – Levantamento das Dúvidas Temporárias e Certezas Provisórias

4 – Definir as ações para encontrar as repostas das questões de pesquisas 

5 – Definir o que será produzido.

Referências:
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
PRADO, Maria Elisabeth Bianconcinni de Almeida; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de. Elaboração de Projetos: Guia do Cursista. Brasília, 2013.
SOUZA , Janice Zanon Piacentini de; GITAHY, Raquel Rosan Christino. O Uso da Internet como Recurso para Pesquisa. In Interface da Educ. Paranaíba, v. 1, n. 1, p. 20-31, 2010.

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