A Inclusão das TIC no processo de ensino-aprendizagem
depende, além dos conhecimentos básicos do professor sobre os recursos
tecnológicos e de aplicativos, software e recursos educacionais, da exploração
didática que o professor faz de cada recurso, da visualização de possibilidades
(das potencialidades) do recurso e adaptações que pode realizar com os mesmos.
Um exemplo desse conhecimento são as maneiras como
uma WebQuest pode ser explorada nas atividades didáticas. A WebQuest, que é um
roteiro de pesquisa, pode ser transformada em grandes desafios para o estudante
que irá pesquisar e realizar atividades diferenciadas para adquirir/melhorar o conhecimento sobre o tema
em estudo. De
um simples roteiro pode ser transformada em trabalho colaborativo, instigante e
que exija criatividade, dependo para isso das Tarefas criadas pelo professor. “A
Tarefa é a parte mais importante de uma WebQuest. Propor um tema que promova a
discussão, saia do convencional e relacione com o contexto, exige grande
reflexão por parte dos autores de uma WebQuest” (SALATESKI E PEREIRA, 2010, p.
9).
Bernie Dodge, que criou
a metodologia de WebQuest em 1995, estruturou a mesma com os seguintes atributos: Introdução, Tarefa, Processo,
Recursos, Avaliação e Conclusão. Atualmente o atributo Tarefa já é substituído
por Desafios e o Processo pode ser acoplado com os Recursos.
Mapa Mental sobre WebQuest- Mara Denize Mazzardo |
Abar & Barbosa
(2008, p.11) conceituam WebQuest como “uma
atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no
desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da
Internet”. O grande número de informações disponíveis na Internet exige que o
trabalho de pesquisa seja orientado pelos professores. Crianças e
jovens que recebem livre acesso à informação sem direcionamento, com freqüência
são incapazes de distinguir entre o importante, o trivial, o inadequado e o
simplesmente errôneo (ARMSTRONG e CASEMENT, 2001).
O desenvolvimento de
WebQuest pelos alunos é uma forma de iniciação científica, pois
Como usuário da rede de informações, o aluno deverá
ser iniciado como pesquisador e investigador para resolver problemas concretos
que ocorrem no cotidiano de suas vidas. A aprendizagem precisa ser
significativa, desafiadora, problematizadora e instigante, a ponto de mobilizar
o aluno e o grupo a buscar soluções possíveis para serem discutidas e
concretizadas à luz de referenciais teórico-práticos (BEHRENS, 2000, p.77).
WebQuest “é uma
metodologia que cria condições para que a aprendizagem ocorra, utilizando os
recursos de interação e pesquisa disponíveis ou não na Internet de forma
colaborativa. É uma oportunidade de realizarmos algo diferente para obtermos
resultados diferentes em relação à aprendizagem de nossos alunos. Além de que,
as WebQuets oportunizam a produção de materiais de apoio ao ensino de todas as
disciplinas de acordo com as necessidades do professor e seus alunos (BARROS 2005,
p. 4)
Silva (2008, p.47) em seu conceito sobre
WebQuest destaca o papel do professor e do aluno:
A WebQuest irá orientar a “navegação” do estudante
na grande rede de computadores a fim de se obter a construção e reconstrução de
conhecimentos ali encontrados. Ele estará mais concentrado em seu tema de
pesquisa, com um processo definido para executá-la, com tarefas e recursos
predefinidos. O ensino não consistirá apenas em dizer o que o estudante deve
fazer, ao contrário, o professor irá tornar-se um questionador, um organizador,
ira estruturar problematizações desafiadoras e fornecer apoio para a execução
do estudo. Portanto, são estratégias que aumentam a motivação do aluno que,
estando motivado não somente faz mais esforços, como está mais alerta a
realizar mais conexões, o que resulta em uma aquisição de conhecimentos
significativos
Através do trabalho com WebQuest pode-se evitar grave
problema do copiar/colar e em conseqüência o plágio. Para isso, nas Tarefas
colocar atividades que evitem respostas simples e diretas, levando os alunos a
relacionar, comparar, descrever, sintetizar, opinar, discutir, consultar em
diversas fontes e referenciar corretamente, representar os conhecimentos com
mídias diversas, criar, ser autor e respeitar a autoria:
Entende-se, desta forma, que a pesquisa deve
possibilitar ao aluno oportunidade para que elabore as suas próprias hipóteses
e teorias, para que recrie seus próprios conceitos com base no questionamento
do problema que se apresenta e, nesse sentido, a pesquisa somente poderá ser
considerada na sua plenitude se conseguir levar o aluno a desenvolver
capacidades cognitivas ao nível da análise, síntese e avaliação. Da mesma
forma, o principal objetivo de uma WebQuest enquanto estratégia de pesquisa
orientada é que seja capaz de proporcionar uma “aprendizagem ativa”, ou seja,
conseguir que os alunos transformem e assimilem os conhecimentos que já têm em
estruturas de conhecimentos mais complexas e elaboradas (BOTTENTUIT JUNIOR e COUTINHO, 2011, p. 6)
Na figura abaixo a Taxionomia de Bloom revisada segundo a
metodologia da WebQuest destaca por Bottentuit e Coutinho 2011.
Taxonomia de Bloom (revistos) e seus objetivos paliçada a WebQuest. Fontes: Rocha (2007); Churches (2009); Paiva (2011) |
O Professor ao elaborar WebQuest torna-se autor de Material
Didático, o que valoriza sua atuação profissional, podendo ainda disponibilizar
as WebQuest na Internet para facilitar o acesso para os alunos e compartilhar com
seus colegas e demais interessados no tema.
Trabalho sobre WebQuest Apresentado na EDUTEC 2014 (Espanha)
Trabalho sobre WebQuest Apresentado na EDUTEC 2014 (Espanha)
Referências
ABAR, Celina A. A. P.; BARBOSA, Lisbete M.. WebQuest: um desafio para o
professor!. São
Paulo: Avercamp, 2008
ARMSTRONG, Alison; CASEMENT, Charles. A criança
e a máquina. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BARROS , Gílian Cristina.
WebQuest: metodologia que ultrapassa os limites do ciberespaço.
BEHRENS, Marilda. Projetos de aprendizagem
colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.;
BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8.
ed. São Paulo: Papirus, 2000.
SALATESKI, Cleonice; PEREIRA, Patrícia Sandalo. WebQuest: recurso pedagógico no ensino da matemática. Disponível em:
SILVA, Karine Xavier Soares. WebQuest: uma metodologia para a pesquisa
escolar por
meio da internet. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2008.
BOTTENTUIT JUNIOR, João
Batista; COUTINHO, Clara Pereira. A WebQuest
na EaD: rompendo a barreira do isolamento em cursos na modalidade a distância.
In VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2011.
Disponível em:
http://lite.dex.ufla.br/esud2011/images/abook_file/92469.pdf
Disponível em:
http://lite.dex.ufla.br/esud2011/images/abook_file/92469.pdf
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