Hoje a maioria das escolas possui laboratório de informática conectado à Internet e outros recursos como câmeras digitais, TV/DVD e filmadoras. Porém para incluir os recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem faz-se necessário formação dos professores com o objetivo de obter conhecimento mínimos sobre a tecnologia em questão e explorar pedagogicamente cada recurso. O que o professor vai realizar com as tecnologias é que será o diferencial no seu trabalho e não a tecnologia por si só.
E este é o trabalho que tenho realizado desde 2002. Os docentes não tiveram, em seus cursos de graduação, disciplinas voltadas para a mediação pedagógica e hoje buscam esse conhecimento em cursos de formação continuada.
Atualmente os cursos de formação de professores contemplam disciplinas para inclusão das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, o que, espero, venha a contribuir para o planejamento e implementação de aulas mais dinâmicas, que levem o aluno a explorar as tecnologias para melhorar o seu conhecimento e atuação no meio em que vive.
Nenhum comentário:
Postar um comentário