1 -Tecnológica – capacidade para selecionar e utilizar de forma pertinente, responsável e eficiente uma variedade de ferramentas tecnológicas, entendendo os princípios que as regem, a forma de combiná-las e a utilização no contexto educativo.
2 - Pedagógica – capacidade de utilizar as TIC para fortalecer os processos de ensino e aprendizagem, reconhecendo avanços e limitações da incorporação das tecnologias na formação integral dos estudantes e no próprio desenvolvimento profissional. A competência pedagógica é o eixo da prática dos docentes, potencializando outras competências como a comunicativa e tecnológica para colocá-las a serviço do processo de ensino e aprendizagem.
3 - Comunicativa - capacidade para expressar-se, estabelecer contato e relacionar-se nos espaços virtuais e audiovisuais através de diversos meios e com manejo de múltiplas linguagens de maneira síncrona e assíncrona.
4 - Gestão - capacidade para utilizar as TIC, de maneira efetiva, no planejamento, organização, administração e avaliação dos processos educativos, tanto nas práticas pedagógicas como no desenvolvimento institucional.
5 - Investigativa - capacidade de utilizar as TIC de maneira efetiva no planejamento, organização, administração e avaliação dos processos educativos tanto nas práticas pedagógicas como no desenvolvimento institucional. A investigação pode ser reflexiva ao indagar sobre as próprias práticas, observação e registros para autoavaliar-se e propor novas estratégias.
Todas as competências são classificadas em 3 níveis: Exploração, Integração e Inovação.
|
Pentágono
das Competências e Níveis (COLOMBIA, 2008) |
Resumo do Texto
Texto Completo
Faça o teste para saber em que nível você (professor) se encontra:
1 - Explorador - está começando a conhecer as TIC
2 - Integrador - já realiza atividades didáticas com as TIC
3 - Inovador - organiza e desenvolve atividade didáticas Inovadoras com as TIC.
Tradução das Questões (figura abaixo)
1 - Posso usar as TIC por mim mesmo (a), sem auxílio? Explorador
2 - Utilizo as TIC em minhas atividades educacionais cotidianas? Explorador
3 - Entendo as implicações educacionais da digitalização (era digital) e globalização e incluo na minha comunidade educacional consciência global? Explorador
4 - Integro as TIC no fazer pedagógico e na gestão institucional de maneira pertinente? Explorador
5 - Combino diversidade de linguagens (mídias diversas) e ferramentas tecnológicas para organizar ambientes de aprendizagem que respondam às necessidades particulares do meu entorno (contexto)? Integrador
6 - sou dos primeiros que adotam novas ideias provenientes de fontes diversas? Integrador
7 - Tenho critérios para argumentar a forma em que a integração das TIC facilita a aprendizagem e melhora a gestão escolar? Integrador
8 - Compartilho as atividades que realizo, discuto minhas estratégias e faço ajustes utilizando e realimentação (retorno) recebida de meus companheiros? Inovador
A SEDUC do Rio Grande do Sul necessita organizar um guia sobre Formação de Professores para utilizar as TIC nas Atividades Didáticas, definindo também diretrizes sobre o uso das tecnologias nas escolas.
Faço parte de um grupo de pesquisa (UFSM) no qual pesquisamos e escrevemos sobre os conceitos de Fluência Tecnológica e Pedagógica dos Professores para atuar com as tecnologias nas Modalidades Presencial e a Distância. Ser Fluente abrange o domínio de várias competências.