Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Inscrição Curso Elaboração de Projetos

O curso destina-se aos professores da rede pública que pertencem a região de abrangência da 8ª CRE-RS. (Cacequi, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Quevedos, Santa Maria (somente professores da rede estadual), São Francisco de Assis, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul, Silveira Martins, Toropi e Vila Nova do Sul). 
 
Turmas prevista para iniciar no dia 03 de abril de 2012. As aulas presenciais serão no NTE - Santa Maria nas seguintes datas: 03 de abril, 08 de maio, 05 de junho e 03 de julho. 
 
Turma 1/2012 terças-feiras Turno Manhã - NTE (18 vagas) 
 
Turma 2/2012 terças-feiras Turno Tarde  - NTE (18 vagas) 
 
Previsão de um encontro presencial mensal no NTE de Santa Maria (totalizando 4 encontros) 
 
O curso "Elaboração de projetos tem como objetivo propiciar aos professores e gestores de escola o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola. 
 
Conteúdos: 
Eixo 1: Projeto - Projeto: visão histórica - Projetos e o uso de Tecnologias - Distintas instâncias de projeto na escola - Pedagogia de Projetos e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem - Exemplos de projetos - Elaboração de projetos (roteiro) 
Eixo 2: Currículo - Currículo (concepções e tendências) - Integração de tecnologias ao currículo - Currículo por projetos - Projetos desenvolvidos em outros contextos educativos - O desenvolvimento do projeto na sala de aula 
Eixo 3: Tecnologia - Projetos e tecnologias: abrindo as fronteiras do currículo - Currículo na ação - Cartografia cognitiva e mapas conceituais 
 
Critérios de seleção: 
1º) Ter conhecimentos básicos em Informática e Internet (Curso Introdução à Educação Digital ou outro similar)
2º) Ser professor regente. 
3º) Professores que atuam em setores. Neste caso, como existem atividades a serem realizadas com alunos, deverão ter disponibilidade de tempo para a realizar as atividades em sala de aula em conjunto com um professor titular. 
Carga Horária: 40 h - 16 h Presencial (4 encontros presenciais de 4 h) e 24 a Distância utilizando um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário