Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

sábado, 26 de julho de 2014

Você Sabe o Que é um MOOC?



M           O          O        C

Massive            Open          Online       Course

Curso aberto, massivo (sem limites de alunos), realizado através da Web por meio de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) ou outros recursos da Web 2.0. Foi idealizado para apoiar a aprendizagem ao longo da vida. 

McAuley et al (2010) definem MOOC como um curso online, aberto, gratuito e massivo. Geralmente não possuem pré-requisitos para participação, assim como emissão de certificação formal.

Segundo os precursores dos MOOC, Georges Siemens e Stephen Downes, a aprendizagem se dá nas conexões em rede. O Conectivismo, teoria da era digital, parte da premissa de que o conhecimento está no mundo e não apenas no indivíduo (MOTA e INAMORATO, 2012).

Crowley (2013), destaca que as diferenças entre os MOOCs levou ao surgimento de duas categorias principais: os xMOOCs, assim denominados devido a sua filiação à iniciativa edX e ao XConsortium, baseados em Cambridge, Massachusetts e coordenados pelo MIT e a universidade de Harvard, e os cMOOCs, também conhecidos como MOOCs conectivistas, os primeiros desenvolvidos.

Para os dois tipos, cMOOC ou xMOOC, é possível afirmar que a instituição de ensino superior que hoje não oferece educação a distância e não está pensando em como abrir o conhecimento produzido por ela para a sociedade, está atuando de forma menos competitiva (MOTA e INAMORATO, 2012).

Deste modo se você quer conhecer ou saber mais sobre um determinado tema, pesquise as ofertas de MOOC e comece seu estudo. Se dominar a Língua Inglesa encontrará mais cursos.

Onde Encontrar?

Khan Academy 

Coursera

 Miríada X 

MIT Open Courseware - OCW

edX

UDACITY

unesp aberta

VEDUCA

Mapa Mental sobre os MOOC - Autora: Mara

Confira no infográfico (Link abaixo) mais informações sobre os MOOC.

 Infográfico sobre MOOC


Referências

CROWLEY, J. (2013). cMOOCS: Putting collaboration first. Campus Technology Magazine, 1105 Media Inc., Chatsworth CA. Disponível em: http://campustechnology.com/Articles/2013/08/15/cMOOCs-Putting-Collaboration-First.aspx?Page=1. Acesso em: 15 jul. 2014.

MCAULEY, A.; STEWART, B.; SIEMENS, G.; CORMIER, D. (2010). The MOOC model for digital practice. Disponível em: http://www.edukwest.com/wpcontent/uploads/2011/07/MOOC_Final.pdf. Acesso em: 10 ago. 2013

MOTA, R.; INAMORATO, A. (2012). Jornal da Ciência. Órgão da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. MOOC, uma revolução em curso. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85111 Acesso em: 17 jul. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário