Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Transposição Didática e os Tempos para Ensino e Aprendizagem

Mapa Conceitual sobre Transposição Didática 

Autora: Mara Denize Mazzardo - Clicar na imagem para ver no tamanho original

O Saber Sábio que é produzido por intelectuais e cientistas, legitimado pela comunidade científica, construído em um tempo Real e Histórico, que para ser ensinado na escola passa por uma transformação (adequação ao nível de ensino e ao contexto do aluno) denominada de Transposição Didática, tornando-se Saber a Ensinar ou Saber Ensinável. Ao selecionar/organizar seus materiais didáticos e planejar as aulas o professor realiza Transposição Didática.
Os séculos necessários à produção e acúmulo do Saber Sábio devem ser ensinados pelos professores em períodos de horas e minutos, que é o Tempo Didático. O Professor administra o Tempo Didático, tentando diminuir a diferença entre Tempo Didático e Tempo de Aprendizagem, que é do aluno e acontece pela reorganização interna dos saberes.

Temos então:
Objeto do Saber (Saber Sábio) ==> Objeto a Ensinar (Saber a Ensinar que é o conteúdo escolar, previsto nos programas escolares e nos livros textos.) ==> Objeto Ensinado (Saber Ensinado).
O Saber Ensinado é o resultado do planejamento, conteúdo, metodologia e recursos utilizados na implementação da aula.
Saber Sábio – produzido em Tempo Real e Histórico ao longo dos séculos.

Saber a Ensinar com um Tempo Didático (em horas e minutos) para ser desenvolvido.

Saber Ensinado, cujo resultado depende do Tempo de Aprendizagem do Aluno

O professor trabalha com o Saber que deve ser desenvolvido com tempo limitado o que requer um bom Planejamento e Recursos Didáticos adequados (explorando as potencialidades das TICs).

MAZZARDO, Mara D. Investigando as potencialidades dos Ambientes Virtuais de ensino-aprendizagem na Formação Continuada de Professores. Dissertação de Mestrado, Santa Maria, UFSM, 2005.

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