Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

quinta-feira, 28 de março de 2013

O Início e Novos Desafios: Computadores 486 e Tablets

Comecei a trabalhar em Laboratórios de Informática, em escolas, no ano de 1998, na E.E.E. Médio Bento Gonçalves de Tucunduva - RS. Os computadores eram  486 (processadores) e depois a escola conseguiu comprar um Pentium. Por algum tempo foi o único Laboratório do município.
Os computadores, nove, foram adquiridos com recursos financeiros obtidos pelo Grêmio Estudantil, ajuda da comunidade, escola e CPM. 
Conhecimentos básicos sobre Informática para alunos, professores e pais, exploração de software educacionais, pesquisa em Enciclopédias Digitais (instaladas nos computadores), produções de textos, desenhos e apresentações sobre conteúdos pesquisados, foram as primeiras atividades realizadas.
A Internet, disponível em apenas um computador, era discada e interurbana.
Em 1999 iniciamos o desenvolvimento de Projetos Pedagógicos. Coordenei, juntamente com o serviço de supervisão da escola, o desenvolvimento dos projetos até 2001. Iniciei também a produção de Material Didático Digital, em conjunto com a professora de Língua Inglesa, com o software Hot Potatoes.
Em 2002 comecei o trabalho com Formação de Professores, no Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE - de Santa Maria. 
O MEC começou a intensificar o envio de computadores para as escolas, optou pelo Software Livre - Kurumin e Muriqui foram algumas das distribuições utilizadas até o desenvolvimento do Linux Educacional, Sistema Operacional dos computadores atualmente.
O Programa Banda Larga nas Escolas iniciou em 2008 e hoje todas as escolas urbanas e públicas possuem conexão à Internet, paga pelo MEC. 
Desde 2007 as formações de professores para incluir as tecnologias nas atividades didáticas foram intensificadas, porém ainda são insuficientes e o resultado são tecnologias nas escolas subutilizadas ou não utilizadas.
Agora temos um novo Desafio: formar os professores para incluir os Tablets nas atividades escolares. Será que, estando o professor de posse de uma tecnologia móvel, conseguirá melhorar sua cultura digital e realizar atividades didáticas mediadas pelas tecnologias?
Nas fotos vemos a evolução em um período de 15 anos: dos Computadores 486 para os Dispositivos Móveis.

Professora Mara e Grupo de alunas da E.E.E.M. Bento Gonçalves - Tucunduva -  finalizando um trabalho
Equipe NTE Santa Maria - 2013



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