Relato neste Blog o trabalho com Formação de Professores para inclusão dos Recursos Tecnológicos no processo de Ensino Aprendizagem. São ações do ProInfo Integrado e programas de formação de professores UAB/UFSM.

domingo, 30 de setembro de 2012

Desenvovimento de Projetos Pedagógicos

De acordo com o referencial teórico (DEWEY, KILPATRICK, HERNANDEZ, ALMEIDA, PRADO, FREIRE) o trabalho com projetos possibilita ao aluno questionar a realidade, unir teoria e prática isto é, aprender fazendo, problematizar, planejar ações para resolver problemas, pensar criticamente, dar significado ao que aprende, “ler o mundopara poder transformá-lo começando em sua comunidade, despertar a curiosidade por novos conhecimentos, refletir, indagar, ter autonomia para aprender, expressar seu pensamento por meio de diferentes linguagens e formas de representação.
Na proposta do Ensino Médio Politécnico, (SEDUC/RS, 2011), o entendimento do mundo, com a realidade do aluno também está presente: o desenvolvimento de projetos com atividades práticas e vivências relacionadas com a vida, com o mundo e com o mundo do trabalho, tornando a escola uma comunidade de aprendizagem onde os alunos explorarão interesses vocacionais ou opções profissionais, perspectivas de vida e de organização social, exercendo sua autonomia e aprendendo a ser autônomo, ao formular e ensaiar a concretização de projetos de vida e de sociedade.
 
Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto (HERNÁNDEZ).
 
A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda-fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolvimento do projeto (PRADO, 2005. P. 15).

Pesquisa


Destacamos também que o desenvolvimento de projetos proporciona a oportunidade para o aluno aprender a pesquisar - a pesquisa pedagogicamente estruturada possibilita a construção de novos conhecimentos e a formação de sujeitos pesquisadores, críticos e reflexivos.

A pesquisa propicia o desenvolvimento da atitude científica, o que significa contribuir, entre outros aspectos para o desenvolvimento de condições de, ao longo da vida, interpretar, analisar, criticar, refletir, rejeitar ideias fechadas, aprender, buscar soluções e propor alternativas, potencializadas pela investigação e pela responsabilidade ética assumida diante das questões políticas, sociais, culturais e econômicas (UNESCO, 2011).

Origem dos Temas a Serem Pesquisados:
 
Surge do interesse dos alunos – Projetos de Aprendizagem (FAGUNDES et al, 1999)
Definido pela escola, professores, SEDUC, MEC – Projetos de Ensino (FAGUNDES et al, 1999)
O tema pode pertencer ao currículo oficial, proceder de uma experiência comum, originar-se de um fato da atualidade, surgir de um problema proposto pela professora ou emergir de uma questão que ficou pendente  (HERNÁNDEZ; VENTURA, 1998, p. 67).
Professor e alunos definem em conjunto.
 
Na proposta do Ensino Médio Politécnico surgem:
 
Eixos Temáticos Transversais da Parte Diversificada.
 
Eixos Temáticos definidos na Pesquisa Socioantropológica.
Realidade vivida pelo aluno.

Mapa Mental sobre Projetos - Elaborado por Mara Denize Mazzardo
Estes foram alguns dos temas estudados pelos professores que participaram e os que estão participando do Curso Elaboração de Projetos, no NTE de Santa Maria, ministrado pela professora Mara Denize Mazzardo. Os professores, além do estudo do referencial teórico, desenvolveram e analisaram projetos.
 
Parabéns aos que já concluíram o curso e Sucesso para os que estão participando neste semestre!
 
Parabéns pela valorização do estudo e reflexão com os colegas, buscando alternativas para melhorar a atuação profissional e a aprendizagem dos alunos!

Turma 1/2012
Turma 2 /2012
Turma 3/2012
Turma 4/2012

 
Referências:
FAGUNDES, Léa et al. Aprendizes do Futuro: as inovações começaram! Coleção Informática para a Mudança na Educação. Ministério da Educação. Secretaria da Educação a Distância. Programa Nacional de Informática na Educação, 1999.
FREIRE, F.M.P e PRADO, M.E.B.B. Projeto pedagógico: pano de fundo para escolha de software educacional. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: Nied-Unicamp, 1999. p. 111-129.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto alegre: ArtMed, 1998.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. A organização do currículo por projetos de trabalho. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; MORAN, José Manuel (Org.). Integração das tecnologias na educação. Brasília: Ministério da Educação/SEED/TV Escola/Salto para o Futuro, 2005. cap. 1, artigo 1.1, p. 12-17. Disponível em
http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/livro_salto_tecnologias.pdf

SEDUC. Proposta Pedagógica Para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profisssional Integrada ao Ensino Médio. Porto Alegre, RS, setembro 2011.
UNESCO. Protótipos Curriculares de Ensino Médio e Ensino Médio Integrado:Resumo Executivo. Brasília, Debates Ed. N.1, maio 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário